A VISITA

A VISITA
Foto: Núbia Rodrigues

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

CRÔNICA - O ANIVERSARIANTE


E chegou o fim do ano e antes que o novo inicie é preciso por a mão na consciência do bolso. E sempre damos um jeitinho de não ficar fora dessa. As festas são tão bonitas. As cores encantadoras, e as propagandas de TVs enchem os olhos e a imaginação.
O Natal chega primeiro. Nascimento de Jesus. Celebremos, oh, irmão, e viva o cartão de crédito! E viva as compras a prazo e vivas os shopping Center. E viva os supermercados. Jesus espera sua hora pra ser vívido também. Porque agora, tão preocupados com a ceia da meia noite, com a sandália prateada, com o terno azul marinho, os presentes das crianças, os convites dos parentes, as passagens de avião é impossível dar tempo de lembra o porquê de existir uma data tão distinta das outras datas do ano. Pensemos nisso depois.
E Jesus, morto na cruz, vai ficar lá esperando. Mas depois, de pança cheia. Com sandália pra tirar, e com casa pra limpar, e com comida sobrando que tem que jogar no lixo, parentes que já esgotaram todo o saco de paciência que o Papai Noel nos trouxe, o melhor mesmo que se faça é descansar. Natal é data estressante. Tanta coisa pra fazer, organizar e comer que depois ninguém nem lembra do pobre lá pendurado  com espinhos na cabeça.
E mais uma vez se passa o dito aniversário só ele não comemora porque não foi convidado a penetrar nas casas e nos corações humanos. A cear bolos de paz e docinhos de esperança. Ele não sopra as velinhas e não ouve parabéns. A razão virou do avesso e o próprio aniversariante fica de fora da festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário